O Blog Disco Sonhador não tem fins lucrativos apenas visa divulgar o trabalho de alguns artistas e compartilhar opiniões, apesar de links disponíveis para download procure comprar o material original e ir aos shows além de qualidade superior tambem estara colaborando com a arte e conhecendo melhor os trabalhos aqui citados!!

Sugestões, Criticas, Pedidos é só dar um alô ...ali na mesa de bar

domingo, 14 de novembro de 2010

Velvet Underground - Reconhecimento Antes Tarde do que Nunca


E Voltamos a falar da trupe de Lou Reed, John Cale, Nico e Andy Warhol....O Velvet Underground foi uma banda considerada de Vanguarda por estar a frente de seu tempo e sendo incompreendida pelo grande público que achava mais fácil acreditar que conseguiriam alcançar a paz e amor fugindo da realidade, enquanto isso O Velvet vinha falando sobre Heroína, Mulheres Fatais, Confissões de adolescentes perdidos e tudo mais que acontece por aí e achamos melhor fechar os olhos ou mudar para o canal de esportes pra não ver.

O Velvet Underground era formado quando Lou Reed (vocalista e guitarrista) e Sterling Morrison (guitarrista) e John Cale (baixista e vocalista) conheceram-se na Universidade de Suracusa em New York. O primeiro nome da banda foi The Primitives. Com a entrada da baterista Maureen Tucker o nome foi modificado para The Velvet Underground então conhecem o artista plastico Andy Warhol que adotou a banda e sugeriu a entrada da ex-modelo Nico para a banda e em 1967 lançam o clássico disco da banana "Velvet Underground & Nico".

Nico viria a deixar a banda logo depois, expulsa por Lou Reed. Andy Warhol também começaria a se desinteressar, descontente com os sinais de discórdia que nasciam. Fora do Velvet, Nico teria um caso com Iggy Pop, participaria de mais alguns filmes e lançaria 4 discos solos, antes de falacer em 1988, vitima de um aneurisma cerebral.

O segundo álbum saiu em 1967, White Light/White Heat. John Cale abandonou a banda para seguir carreira solo, sendo substituído por Doug Yule. Sem Cale, porém parte do experimentalismo e abuso tão característicos da banda foram perdidos. O terceiro álbum , Velvet Underground, foi lançado em 1969. Loaded, último álbum de verdade da banda, saiu em 1971.

Após Loaded Lou Reed abandonou a banda para se dedicar a sua carreira solo. Em meados da década de 70 a banda Velvet Underground foi redescoberta pelo movimento punk, depois o wave, o grunge e o indie....todos sofreram influencia do Velvet.

.A banda, sem Reed e com Doug Yule se tornando o novo líder, resolveu continuar fazendo turnês. Gravaram um disco em 1972 chamado “Squeeze”, que nem costuma ser considerado como parte da discografia irretocável do Velvet Underground. Neste ano aconteceria a primeira reunião entre membros originais do Velvet após o fim não-oficial da banda (a saída de Reed): em 29 de janeiro, Lou Reed, John Cale e Nico fizeram juntos um show no Le Bataclan, em Paris.

Em 1990 Lou Reed e John Cale voltam a trabalhar juntos em "Song For Drella", lançado pela Sire Records, homenagem póstuma a Andy Warhol, mentor do Velvet e morto em 1987. "Drella" era o apelido de Warhol, algo entre Drácula e Cinderela. O disco é cheio de angústia, sentimentos, caos fruto da figura de Warhol e das ligações sempre geniais e explosivas de Cale e Reed.

Em 1993 o Velvet se reuniu para alguns shows, que culminaram num álbum duplo, "Live MCMXCIII", com as principais músicas da carreira da banda.

Dona Maria tire as crianças da sala que os desbocados do Velvet Underground estão aí.....má influencia??...Ah se a senhora desse uma voltinha pelo lado selvagem da vida ...iria ver que influencia quem ....rssss



Discografia:


Velvet Underground & Nico - Velvet Underground




White Lighte/White Heat - Velvet Underground




The Velvet Underground - Velvet Underground




Velvet Underground Live - Velvet Underground
Download Disc.1 Disc.2




Loaded - Velvet Underground





Live at Bataclan 1972 - Lou Reed, John Cale & Nico 




Squeeze - Velvet Underground




V.U. - Velvet Underground




Live MCMXCIII - Velvet Underground
Download Disc.1 - Disc.2









Nenhum comentário:

Postar um comentário