O Blog Disco Sonhador não tem fins lucrativos apenas visa divulgar o trabalho de alguns artistas e compartilhar opiniões, apesar de links disponíveis para download procure comprar o material original e ir aos shows além de qualidade superior tambem estara colaborando com a arte e conhecendo melhor os trabalhos aqui citados!!

Sugestões, Criticas, Pedidos é só dar um alô ...ali na mesa de bar

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bukowski - Vivendo um Sonho...







Por que vivendo um sonho??...Fala aí..quem não adoraria conseguir viver sua vida toda (73 anos) vivendo na boemia no sentido mais amplo da palavra, sexo,bebida e jogatina.......

.

Toda a Obra de Bukowski foi baseada nesse universo geralmente vivendo de sub-empregos....vendendo o almoço pra comprar a janta ( ou talvez só a cerveja do fim do dia) esse é Charles Henry Bukowski..!!! Essa capacidade de transformar o dia-a-dia em poesia, de pegar as bebedeiras triviais, as angústias adolescentes e transforma-las em arte é a mágica de Bukowski. Cada poesia, cada romance e cada conto do escritor traz um pouco da vida do "Velho Safado", como ficou conhecido no mundo inteiro.

Funcionário dos Correios até os 49 anos, Bukowski sonhou a vida inteira em ser reconhecido pelo seu trabalho como escritor. Dono de um talento nato, o poeta usava a simplicidade e a singularidade dos fatos mais rotineiros e transformava o cotidiano em obra de arte. Inconformado e, sempre, com uma garrafa na mão, ele sentava em sua antiga máquina de escrever e, com uma sutileza surpreendente, deixava fluir seus pensamentos sem censura alguma.

Bukowski vivia em um mundo atormentado e distorcido, totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade de sua época. O escritor nunca fez questão de esconder que seus trabalhos eram, quase sempre, autobiográficos. E sua falta de discrição era tão grande, que durante toda vida teve de lidar com a quebra de laços de amizade. Ele citava, sem qualquer preocupação, nomes e, quando muito inspirado, fazia duras críticas às pessoas que o cercavam. Algumas vezes os personagens "nada fictícios" ficavam sabendo das peripécias do poeta bêbado após a publicação dos textos.


Sua obra surtiu tanto efeito que alguns de seus contos e romances acabaram sendo adaptados para o cinema por alguns diretores. Inclusive, o próprio Bukowski recebeu diversos convites para escrever argumentos, apesar de assumir que nunca gostou muito de filmes.

Bukowski tem sido erroneamente identificado com a Geração Beat, por certos temas e estilo correlatos, mas sua vida e obra nunca mostraram essa inclinação. A cidade de Los Angeles, suas ruas e atmosfera, foram sua principal influência, tratando de histórias com temas simples, misturando por exemplo corridas de cavalo, prostitutas e música clássica. Ele escreveu mais de 50 livros, sem contar milhares de publicações baratas.

Uma de suas principais atividades durante anos foi a leitura de suas poesias em universidades e eventos culturais. Sua leitura debochada às vezes provocava escândalos e brigas com a platéia, algumas delas registradas em áudio.

Já nos anos 1980, Bukowski desfrutou de certa fama, convivendo com artistas e tornando-se uma celebridade. Ele morreu de leucemia aos 73 anos, em 9 de Março de 1994, e em seu túmulo se lê "Don't Try", "Nem Tente" em português.

Com o tempo, apareceram alguns herdeiros seus na literatura, principalmente na questão do estilo violento e despudorado de sua linguagem, e que acabou inclusive tendo desdobramentos no cinema. Mas poucos são aqueles que como ele, vivenciaram e permaneceram com naturalidade na sarjeta, fazendo dela, sua fonte de inspiração. De todo aquele inferno imundo e fedido, Bukowski fez o seu paraíso.

Bukowski continua vivo em poetas, músicas, letras, entre outros de muitas bandas, entre as quais: Anthrax, Apollo 440, Modest Mouse, Leftover Crack, Bad Radio (uma das bandas de começo de carreira de Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam), Red Hot Chili Peppers, Lupercais (Brasília) , Mario Bortollotto e muitos outros.



Alias foi através de Mario Bortolotto que conheci a Obra de Bukowski quando esse disse que ao fazer uma montagem de uma peça baseada em Bukowski um critico dizia que “Bukowski deveria estar se remexendo no túmulo ao ver algo do tipo” ( Observação...nessa época Bukowski ainda estava vivo e outra...Bukowski sempre foi o herói da baixaria e promiscuidade...jamais se importaria que sua obra fosse reverenciada regada a álcool e putaria....rsss)

VIVA BUKOWSKI!!!!!!!!!


De Livro deixo a dica : Cronicas de um Amor Louco - Ereções, Ejaculações e Exibicionismos.

Vai alguns filmes que retratam o Universo de Bukowski:

Crônicas de um Amor Louco

Factotum

Barfly

Bukowski - Born in to This



Nenhum comentário:

Postar um comentário