O Blog Disco Sonhador não tem fins lucrativos apenas visa divulgar o trabalho de alguns artistas e compartilhar opiniões, apesar de links disponíveis para download procure comprar o material original e ir aos shows além de qualidade superior tambem estara colaborando com a arte e conhecendo melhor os trabalhos aqui citados!!

Sugestões, Criticas, Pedidos é só dar um alô ...ali na mesa de bar

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Robert Johnson - O Diabo é o Pai do Rock ?




O Iron Maiden é a melhor e mais influente banda do Mundo?....O Kiss é a banda mais quente do Mundo? Michael Jackson é o cara mais Foda da Música de todos os tempos?......O que faz deles tão notáveis...?? Toda a estrutura comercial e lendas por traz deles é claro....( em nenhum momento quero questionar qualidade musical de cada um dos citados acima admiro muito cada um deles...)

Mr. Robert Johnson é concerteza um desses, muitas pessoas não conhecem a obra de Johnson mas se falar do cara que vendeu a alma pra aprender a tocar e conseguir sucesso...é a sua imagem que vem a mente de imediato.


 Robert Leroy Johnson nasceu de uma família de lavradores em Hazlehurst, no Mississipi. A região é marcada pelos intensos conflitos raciais e berço do blues norte-americano. Até mesmo a data de seu nascimento é imprecisa, sendo que o ano mais aceito (1911) está provavelmente errado. Alguns documentos escolares e certidões sugerem datas entre 1909 e 1912, mas nenhum deles cita o ano de 1911.

Trabalhou no campo até os 16 anos, quando resolveu largar sua pacata vida de lavrador para tocar gaita e violão. Desde então não parou de viajar, tocando em todos os lugares em que pudesse, principalmente na rua. Com vinte anos, Johnson descobriu como fazer sua guitarra chorar usando o gargalo de uma garrafa quebrada, deslizando-a pelas cordas.

Sua carreira profissional durou apenas dois anos (1936 a 1938) apenas tocando em prostíbulos e bares de baixa popularidade. Gravou apenas 29 músicas e não conseguiu nenhum reconhecimento comercial em vida. Porém, ganhou de seus companheiros músicos o título de "The King of the Delta Blues Singers". Johnson é uma figura importantíssima para o blues pela padronização do formato de 12 compassos. Suas músicas foram regravadas por diversos artistas como Red Hot Chilly Peppers, Eric Clapton, Alman Brothersentre outros além de influenciar direta ou indiretamente no que viria a ser o rock e toda a música pop da segunda metade do século XX.  Mas as histórias ligadas a Robert Johnson são tão misteriosas e surpreendentes quanto sua influência nos músicos atuais.

Uma das grandes lendas conta que Johnson teria vendido a alma ao demônio para obter o seu talento e a sua habilidade com o violão. Acredita-se que ele ficou a espera na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em uma noite de lua nova com seu violão na mão. A meia-noite, o diabo em forma de um homem apareceu para afinar seu instrumento. A partir daí, todos que ouvem suas músicas são encantados por ela. No supersticioso sul dos Estados Unidos do início do século, eram comuns os mitos demoníacos, e o tema fazia parte da tradição do blues. Suas músicas como "Me and the Devil Blues", "Hellhound on my Trail" e "Crossroad Blues" aumentaram as crenças na história, pois essas músicas tinham alguma alusão ao diabo. Esta história foi difundida principalmente por Son House, um influente cantor e guitarrista de Blues Norte-americano.

Ouvi falar bastante dele e das lendas que o envolviam até tinha um CD com 14 músicas suas....e comecei a me aproximar mais da obra de Johnson através do CD "Me and Mr.Johnson" de Eric Clapton, mas uma noite de sexta-feira de lua cheia ( Já que Johnson é o cara das lendas vamos valorizar os detalhes...hehe) assisti um show na concha acústica de Londrina com o duo Reinaldo & Gigo ( Violão, Voz e gaita somente) e destilaram alguns venenos de Mr.Johnson foi o suficiente pra chegar em casa abrir uma cerveja e botar aquele som cru do original Mr.Johnson para ouvir...e aquela brisa da noite me fez viajar pelo universo de Mr.Johnson 27 anos, 29 canções......nenhum tostão no bolso...talvez tocando só pelo que consumia na noite..Porém um conteúdo musical e poético que já atravessa 70 anos e a cada dia mais pessoas conhecem o seu som e se apaixonam pelas histórias de Robert Johnson.

Vale a pena conferir 2 filmes baseados em Robert Johnson não exatamente sobre a música de Johnson em si mas pelas lendas que o envolvem.

The Complete Robert Johnson Recordings
Download

A Encruzilhada














Coração Satânico




Nenhum comentário:

Postar um comentário