A banda Camisa de Vênus teve iniciou por volta de 1981/82 quando Marcelo Nova e Robério Santana grandes fãs de Rock'n'Roll decidem montar uma banda....aprentemente sem saber tocar nada..( na verdade não donos de técnicas musicais exímias..rss).Então seguindo o lema do punk rock "Do It Yourself" ( Faça você mesmo) se uniram a Karl Hummel, Gustavo Mullem e posteriormente Aldo Machado.
O Camisa se destacou pelo uso livre de palavrões, deboche e temas que poderiam soar naquele momento vulgares e agressivos coisas como Beth Morreu, My Way, mas como o próprio Marcelo diz " A gente fala o que acontece..todo mundo fala palavrão, seja em casa, na escola, na rua...ninguém diz....: Ó que coisa triste me aconteceu devo ter fraturado algo.......as pessoas falam é: PUTA QUE PARIU!!!...FUDEU TUDO AGORA!!!"
O Camisa de Vênus teve muitas dificuldades em lançar seus discos visto que em certos momentos os superiores pediam pra trocar o nome da banda ou o conteúdo der algumas letras....mas o mais próximo que poderiam chegar seria na mudança de nome para " Capa para Pica"
Após a discussão sobre a mudança de nome com a gravadora Som Livre foram despedidos da gravadora e tiveram os discos tirados de catálogo.Em 1985 gravam pela RGE o disco "Batalhão de Estranhos" que contem os sucessos "Eu não Matei Joanna D'arc", Hoje. Em 1986 lançam seu disco de maior importância ( pelo menos para mim...divisor de águas) VIVA..o disco foi gravado realmente ao vivo sem overdubs, takes alternativo,mixagem..um disco cru...que não foi submetido à censura (pois nenhuma faixa seria autorizada..).
A Banda nunca se importou em agradar a mídia ou quem quer que fosse apenas faziam suas músicas, tocavam e se divertiam e dessa forma acabava agrando os fãs por serem realmente transparente, enquanto o cenário musical vinha de músicos excepcionais da MPB e Rock Progressivo eles vinham com uma postura visual e musical totalmente punk, ao serem associados ao movimento punk lançam " A Ferro e Fogo" no disco Correndo o Risco música que conta com arranjos de orquestra e coisas do tipo. Em 1987 lançam o disco "Duplo Sentido" um LP duplo com arranjos mais bem trabalhados, uso de alguns teclados um som menos "cru" e nesse período se aproximam de Raul Seixas a ponto de gravarem uma música juntos.
A partir desse momentoos integrantes começam a se distanciar entre si e como o único compromisso entre eles era fazer Rock'n'Roll de uma forma que agradasse a eles e fosse algo bacana e sincero Marcelo Nova deixa a banda e dá inicio a sua bem sucedida carreira solo que inclui um disco em parceria com Raul Seixas.
1995 um telefonema entre Karl e Marcelo comentando as premiações de melhores "Bandas de Rock'n'Roll" faz com que o Camisa de Vênus volte a estrada. A segunda vida do Camisa contava com o Luiz Carlini substituindo Gustavo na guitarra e Franklin Paolillo na bateria substituindo Aldo Machado ( ambos eram integrantes do Tutti-Frutti banda que acompanhava Rita Lee nos anos 70) e Carlos Alberto Calasans nos teclados o Camisa de Vênus mudou muito com essa formação contava agora com um som mais "cheio", mais bem trabalhado ( parte pela competência dos novos integrantes e parte pela qualidade e efeitos de estúdio outrora inexistentes).
Com essa formação o Camisa de Vênus lança o disco ao Vivo "Plugado" e em 1996 "Quem é Você" com o Hit "O Ponteiro tá subindo" e a participação de Eric Burdon ( The Animals) que dividiu o vocal com Marcelo em uma belíssima versão de "Don't Let Me Be Misunderstood" e co-produziu o disco.
Após a turnê de "Quem é Você" a banda se separa novamente e Marcelo continua com sua carreira solo e se reuni novamente com os ex-integrantes (exceto Robério) para a gravação de um DVD ao Vivo no Festival de Verão de Salvador na bateria o jovem e promisor Dennis Mendes que acompanhava Marcelo como baterista desde os 14 anos e o experiente Lu Stopa (Magazine) e em 2007 retornam para alguns shows dessa vez com Marcelo Nova, Gustavo Mullem, Karl Hummel, Luiz Carlini, Robério Santana e Dennis Mendes param novamente.
Após esse período Karl Hummel e Gustavo Mullem montaram na Bahia a banda Persona juntamente com André Lissonger nos vocais (excelente vocal diga-se de passagem) Jerry Marlon no baixo e Jorge Brasil na bateria.
Em 2010 em comemoração aos 30 anos de banda o Camisa se reúne novamente mas desta vez sem Marcelo Nova nos vocais que foi substituído por Eduardo Scott ex-integrante da banda Gonorréia e o baterista Louis Bear. E vem fazendo shows pelo Brasil assim como Marcelo que em nenhum momento descartou a hipótese de voltar aos vocais do Camisa de Vênus.
O Meu Primo Zé - Camisa de Vênus
Eu Não Matei Joana D'Arc - Camisa de Vênus
Deus me dê Grana - Camisa de Vênus
Simca Chamboard - Camisa de Vênus
Bota pra Fudê - Camisa de Vênus
Essa Linda Canção - Câmisa de Vênus
Controle Total
Download
Camisa de Vênus
Batalhões de Estranhos
Viva
Correndo o Risco
Duplo Sentido
Plugado
Quem é Você
Tijolo na Vidraça
Ao Vivo no Festival de Verão de Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário