Quando era pequeno me lembro de ver na TV comentários sobre a prisão do Lobão por posse de drogas e coisa e tal e pensei esse cara é bandidolembro de imaginar o universo noturno...(isso com 5 ou 7 anos de idade)...Mas com o tempo ouvi falar de um cara que esse sim levava a “Vida Bandida” ao pé de letra Mr.Lewis Allá Reed ou Lou Reed como quiserem..
Lou iniciou sua carreira com o grupo Velvet Underground por volta de 1965, enquanto os Beatles ganhavam o mundo com músicas dizendo que “Tudo o que você Precisa é Amor” lá estava Lou Reed e se Velvet Underground com temas como Sexo,Drogas, Prostituição, Homosexualismo .........Se assusta não Dona Maria, mas Lou Reed chegou a viver com a Transexual Rachel nos anos 70..
O Velvet Underground tinha por trás deles o artista plástico e “maluco” Andy Warhol que pediu para colocar na banda como vocalista a ex-modelo Nico e aí é lançado em 1967 o álbum “The Velvet Underground & Nico” ( O disco da Banana ).
Warhol, que aparece creditado como produtor do disco, tinha mais planos de como a Factory podia aproveitar o Velvet. Foi então que ele criou um espetáculo musical-teatral para as apresentações da banda, que incluia dançarinos, luzes, projeção de filmes e outras psicodelias.
Mas então Lou saí para iniciar seu vôo solo, assinou um contrato com a gravadora RCA e gravou seu primeiro álbum solo em Londres, com músicos de topo, incluindo Steve Howe e Rick Wakeman. O álbum, intitulado simplesmente Lou Reed , contida suavemente produzidos, re-gravou versões de músicas inéditas Velvet Underground, Este primeiro álbum solo foi ignorado pelos críticos de música pop mais (embora Stephen Holden na Rolling Stone chamou de "quase perfeito") e não vender em grande número.
Em 1972 Lou lança “Transformer” o seu clássico absoluto com o sucesso discreto “Walk on the Wild Side” uma viagem pelo universo de Lou Reed e a galera da Factory de Andy Warhol.
Lou Reed segue até hoje com sua carreira de “sucesso discreto” totalmente desconhecido para a grande massa e cultuado por alienígenas insanos como nós...rsss
A partir dos anos 90 Lou Reed e o Velvet Underground começaram a ter uma notoriedade bem maior e tornaram se influencia para 99,8% das bandas de indie rock.
O Lado selvagem de Reed é demonstrado ao longo de sua carreira com muita sensibilidade e propriedade no que diz, soando verdadeiro. É uma poesia genuína que fala sobre a realidade o “Ele que virou ela no banco de trás” “ A Doce Jane que está parada na esquina” e aquele que cara que está “Esperando por seu Homem (entenda-se traficante)”
Particularmente recomendo os álbuns Transformer, Rock'n'Roll Animal, Berlin, Magic and Loss New York e Ecstasy.
Realidade Nua e Crua esse é Lou Reed o Grande Poeta do Underground.
Sweet Jane - Lou Reed (1974)
Waiting for the Man - Lou Reed & John Cale (1972)
Modern Dance - Lou Reed (2002)
Discografia Solo:
Lou Reed
Transformer
Berlin
Sally Can't Dance
Rock'n'Roll Animal
Metal Machine Music
Rock'n'Roll Heart
Coney Island Baby
Street Hassle
Growing Up in Public
The Blue Mask
Legendary Hearts
New Sensations
Mistrial
New York
Songs for Drella
Magic and Loss
Set the Twilight Reeling
Ecstasy
The Raven
Lou Reed - Berlin Live - The Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário